Cidades

DIU é inserido de graça em Unidades de Saúde de Niterói

Diu de Cobre é disponibilizado nas Unidades de Saúde de Niterói. Foto: Reprodução da internet

Considerado um dos métodos contraceptivos mais eficazes pela Medicina, o Dispositivo Intrauterino (DIU) já pode ser inserido gratuitamente nas Unidades de Saúde que realizam planejamento familiar em Niterói.

Segundo a Prefeitura, as pacientes interessadas devem procurar pelas Policlínicas Regionais e Unidades Básicas e Módulos do Médico da Família.

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde de Niterói, o DIU disponibilizado gratuitamente é o de Cobre e não há falta no município. Todos os profissionais do planejamento reprodutivo, entre médicos, enfermeiros e assistentes sociais, são capacitados e estão preparados para apresentar os métodos contraceptivos. Para inserir, no entanto, apenas médicos ginecologistas e obstetras.

Segundo o professor titular de medicina da Universidade Federal Fluminense (UFF), Renato Bravo, o DIU é ideal para as mulheres jovens que estão iniciando a vida sexual e querem evitar a gravidez.

“Vivemos hoje um problema sério de gravidez não desejada no Brasil. Isso resulta em uma quantidade de abortos muito grande que pode se tornar uma tragédia para a gestante, além de um prejuízo na saúde pública”, contou.

Orientação

Ainda segundo o professor, atualmente o DIU pode ser usado por mulheres que nunca tiveram filhos e a inserção é um procedimento simples que ocorre em âmbito ambulatorial.

“O corpo só irá rejeitar o contraceptivo se estiver mal inserido. Nesse caso ele vai causar dor e desconforto. No entanto, qualquer profissional com bom senso e um pouco de conhecimento de anatomia consegue êxito no procedimento, pois é realmente tranquilo”, afirmou.

Apesar de se tratar de um método de contracepção reversível de longa duração o DIU não protege contra doenças sexualmente transmissíveis como os métodos de barreira, que também podem ser encontrados gratuitamente nos postos de saúde.

Além dos contraceptivos orais e DIU, a Prefeitura ressalta que nas reuniões de planejamento reprodutivo são ofertados também ligadura tubaria e vasectomia.

< Assaltada na volta do trabalho na BR-101 Corpo carbonizado é encontrado no Coelho, em SG <